CulturaEm Destaque

Editora Kacimbo apresenta “A Estória do Sol e do Rinoceronte”

A obra literária infantojuvenil “A Estória do Sol e do Rinoceronte” será apresentada neste sábado, dia 23 de Outubro, as 09h30 na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda. O livro que tem a chancela da Editora Kacimbo vem alargar o leque de oferta literária para crianças no mercado livreiro angolano.

O lançamento prevê, além da habitual assinatura de autógrafos e conversa com o autor, uma peça teatral baseada na obra, encenada pelo Grupo Experimental de Teatro, um colectivo dedicado à criação e encenação de peças de teatro para crianças.

Com texto de Ondjaki e ilustrações da artista espanhola Catalina Vazquez, “A Estória do Sol e do Rinoceronte” contou com o apoio da União Europeia, numa iniciativa da Editora Kacimbo, denominada Kacimbo Ler e Escrever, em que diversas entidades são convidadas a patrocinar edições literárias infantis para distribuição gratuita em determinas escolas e outras instituições infantis pelo país para a promoção do livro e da leitura juntando-se ao esforço do Ministério da Educação.

A 19 de Fevereiro deste ano a ministra da Educação, Luísa Grilo, lançou o Plano Nacional de Leitura que visa incentivar o hábito da leitura como pressuposto fundamental para aumentar o número de leitores, melhorar a qualidade da escrita e promover um melhor aproveitamento escolar a partir das classes de base.

“Se é importante aumentar a produção de livros no nosso país e torná-los mais baratos, é igualmente importante incentivar os pais, mães e outros cuidadores a lerem uma história todos os dias antes da criança se deitar. Além de criar o hábito de leitura desde pequeno, esta prática contribui para o desenvolvimento da criança a vários níveis”, lembra o autor, Odjaki.

“A Estória do Sol e do Rinoceronte” está disponível para venda na Livraria Kiela, um espaço literário inaugurado em 2020, localizado no Alvalade, na rua Ramalho Ortigão Nº 1, que conta com uma programação diversificada, incluindo actividades interactivas como teatro, canto, declamação, encenação entre outras acções que envolvem amantes do livro.