CulturaEm Destaque

Fundação Arte e Cultura retoma as Noites de Poesia com John Bella a homenagear

A Fundação Arte e Cultura retoma na próxima quarta-feira, dia 28 de Abril de 2021, pelas 18horas, no seu espaço Wyza Anfiteatro o projecto Noites de Poesia, e é o escritor e poeta a homenagear John Bella.

O acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura, que se propõe divulgar os trabalhos dos poetas e escritores, e pela venda e sessão de autógrafo do mais recente livro “A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”do escritor John Bella.

Durante às Noites de Poesia e homenagem ao escritor, abrilhantarão o palco os músicos Kabuisa, e António Morango, e os poetas Cláudio Gomes, Luzineide Tomás, Walietcha Neto, Isvânia Marques, África Gomes, Poeta Gago, Lú Matamba, David Peregrino, Adão Zina e o director da área cultural da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, Francisco Vidal. O momento teatral será assegurado pelo grupo Jovens da Mulemba.

Sobre o escritor a homenagear

John Bella, nome literário de Jorge Marques Bela, nasceu e cresceu no antigo museke Mota, Bairro Sambizanga, em Luanda, Capital de Angola. Sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos e foi Secretário-Geral-Adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).  Professor Pré-Universitário em Luanda, tendo iniciado a carreira docente em 1988. Iniciou os seus escritos literários aos 12 anos. Ingressou em 1984 na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), conjuntamente com outros jovens que desde muito cedo se interessaram pelo Movimento Literário e Estético Nacional. Em 1987 frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, ministrado pelas Doutoras Tânia Macedo e Rita Chaves, ambas docentes da Universidade Federal de S. Paulo (Brasil).

Publicou em 1995 o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da Vida”. Com esta obra, em 1996, foi eleito “Escritor do Ano em Angola” tendo sido agraciado com o “Prémio Galax”, em companhia de outras figuras galardoadas naquele momento com semelhante distinção, destacando-se o presidente da República, na altura nomeado “Personalidade Política do Ano”. Seu livro mais recente lançado em Luanda, no ano 2020 intitula-se “ A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

Sobre As Noites de Poesia

As Noites de Poesia é um projecto literário da Fundação Arte e Cultura, que visa oferecer um palco para os novos escritores, bem como assegurar a chance destes verem os seus poemas publicados em livros. Começou em 2018 e a primeira ontologia poética “Geração Poema” foi lançado em Dezembro de 2020, no Wyza Anfiteatro da Fundação, na Ilha de Luanda.

Fundada no dia 25 de Janeiro de 2006, a Fundação Arte e Cultura tem o seu forte na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana. Conta com novo Cento Cultural e sede na Ilha de Luanda, onde centenas de crianças e adolescentes participam nas mais diversas áreas de formação, como as artes plásticas e o artesanato e corte e costura, música, nomeadamente guitarra, piano, percussão e canto, dança, ioga e ginástica, informática e superação escolar, entre outras actividades. A Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin Foundation, representando o compromisso de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, principal mecenas da Fundação.