CulturaEm Destaque

Tony Frampênio enriquece teatro angolano com três grandes livros

O teatrólogo Tony Frampênio apresentou e autografou três grandes obras literárias intituladas “A Grande Questão, A Raiva e Teatro da Tarimba”na última terça-feira, 06 de Julho, na união dos Escritores Angolanos em Luanda. A referida data do lançamento marcou igualmente a celebração dos 36º aniversário do autor.

Tony Frampênio explicou a importância e objectivos das três obras literárias “diferem na forma e conteúdo. A RAIVA e A GRANDE QUESTÃO são obras dramáticas e abordam a problemática sociocultural, política e económica do país, particularmente da cidade de Luanda. Estas duas obras já foram publicadas em DVD e vendidas na Praça da Independência em 2010, para além de já terem sido vencedoras do prémio cidade de Luanda (2009 e 2010, respectivamente). Agora saem dos palcos para livros. O TEATRO da TARIMBA é um manual de estudo para análise teatral. Talvez seja o primeiro em Angola com a profundidade que se apresenta. Para além de Mena Abrantes que tem feito já vários estudos sobre o teatro angolano, este nosso trabalho é o mais recente e didáctico que está sendo publicado para todos os artistas”.

Algumas figuras do mundo da Cultura marcaram presença no evento como: José Mena Abrantes, Manuel Gonçalves, Simão Paulino, Manuel Sebastião, Suraya Quintas, Adelino Carol, Adérito Rodrigues, Waltér Cristovão, Solange Feijó, Carla Esmeralda, Letícia Karimy Cambovo, Agnela Barros, Sérgio Oliveira, Chance Elchadaí, Enoque Caracol e muito mais.

De realçar que, a edição dos livros esteve a cargo da editora brasileira Metabooks (em São Paulo) com o patrocínio oficial da Sociedade Mineira de Catoca.