CulturaEm Destaque

Treinamentos Avançados de Orador Público e Assessoria de Imprensa & RPE lançados para mitigar o desemprego e fobia do público

Com vista a habilitar os empreendedores, gestores e colaboradores de técnicas para uma excelente habilidade de comunicação em público, bem como abrir portas para que estudantes de comunicação criem o seu autoemprego, foram lançados na Ilha de Luanda, espaço da Fundação Arte e Cultura, dois grandes Treinamentos Avançados de “Orador Público” e “Como Abrir e Gerir uma Agência de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas Empresariais”, numa iniciativa do Reforma Angola.
As inscrições são feitas de forma presencial na secretaria da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda ou por via whatsap-929045231 e email reformaangola@gmail.com, e vão de 06 a 24 de Julho de 2021.


Propõe-se com os treinamentos, por um lado, ajudar as pessoas com fobia de falar diante de um público a dominarem as técnicas para a gestão do medo, gestão das objecções, bem como proferir diferentes tipos de discursos públicos até os de improviso, para fazer fácil àquelas situações em que a entidade é surpreendida a proferir algumas palavras sem ser antes informada. E por outro lado, potenciar os estudantes do curso de Comunicação Social e Jornalismo de experiências, habilidades, para que no final do treinamento consigam ganhar dinheiro.


“As primeiras aulas estão reservadas para constituição das agências de cada formando, ou seja, cada participante deverá já ter um nome da sua agência. Juntos vamos identificar o nicho de mercado em que cada um deles quiser actuar, e em seguida ensina-los as técnicas para vender um serviço de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas Empresariais, bem como a elaboração de propostas de trabalho, gestão de crise e não só”, Camilo Lemos, CEO Reforma Angola e formador.
As empresas e os seus gestores precisam perceber que é uma ameaça ter colaboradores que tenham dificuldades de falar em público pois é através da comunicação que nos damos a conhecer. Partindo do pressuposto que a comunicação que caracteriza e deve caracterizar o exercício das empresas é a persuasiva, é justo concluímos que dificilmente encontramos comunicação nas empresas e nos seus gestores.


“Há uma relação bastante íntima entre as relações públicas empresariais e a Oratória. Olhando para a fragilidade que as empresas, gestores, empreendedores apresentam nestas matérias, e valendo-me da minha autoridade em estratégia de Comunicação em público, empresarial, decidi então participar do processo da busca das respectivas soluções, lançando estes dois grandes treinamentos: Treinamento Avançado de Orador Público e Treinamento Avançado de Como Abrir e Gerir uma Agência de Assessoria de Imprensa e Relações públicas Empresariais. Tem sido habitual os estudantes de comunicação sonharem com uma vida numa redação, quando na verdade, a área de Comunicação dá-nos outras saídas com melhor garantia em termos de empregabilidade e remuneração”, Camilo Lemos, Consultor de Comunicação.

Sobre o Orador
Camilo Lemos é natural do Waku-Kungo, província do Kuanza-Sul. A nível profissional é, entre outras competências, o actual responsável de Comunicação da Fundação Arte e Cultura, do Grupo Mitrelli. Trabalhou durante muito tempo numas das referências agências de Comunicação do País, On Time. Foi durante muito tempo membro do Conselho de Auscultação e Concertação Social da Cela. Tem passagem em duas grandes redações de dois jornais privados, Opaís e Semanário Económico, ambos do Grupo Média Nova. É formador (AI&RP e de Oratória) certificado pelo CENFFOR, mestre de cerimónia, palestrante e mentor de vários projectos sociais, entre eles a Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL.