EmpreendedorismoInternacionalLifestyleModaO Primeiro Brasil

Entrevista exclusiva com Juvenália de Brito- Maquiadora Profissional

Por: Eliana Oliveira
Editora: O Primeiro Brasil

Eliana Oliveira/ Editora O Primeiro Brasil

Em um bate-papo pra lá de especial com a expert de maquilhagem Juvenália Beauty. Nossa convidada do Tutorial Make 2021 para O Primeiro e O Primeiro Brasil. Que nos contou um pouco da sua carreira, negócios e dicas para quem está atuando nessa profissão.
Nome: Juvenália de Brito
Profissão: Maquilhadora
Formação: Engenharia Civil e Maquilhagem Profissional

Juvenália de Brito/ Maquiadora profissional

OPBO que a maquiagem significa para você?

JV:A maquilhagem é a minha paixão que tornou-se na minha profissão. Considero a maquilhagem acima de tudo, uma arte, uma forma de expressão.

OPBPorque você escolheu trabalhar no mercado de beleza?

JV: A paixão pela maquilhagem surgiu depois de ter terminado a minha formação de engenharia civil. Descobri o mundo dos tutoriais de beleza no youtube e não olhei pra trás desde então.

OPBComo foi o início da sua carreira?

JV: Em 2013 descobri os vídeo-tutoriais no youtube e maquilhagem e apaixonei-me completamente. Fui praticando no meu próprio rosto e nos rostos de pessoas próximas a mim. Depois de mais ou menos um ano me foi sugerido levar o make up mais a sério já que eu não parava de pensar na arte. Depois de um ano a maquilhar apenas aos fins de semana, decidi deixar a empresa de engenharia e parti para Londres para fazer a formação profissional.

OPBComo é a sua rotina de trabalho?

JV: Hoje tenho 5 maquilhadores e dois estúdios de maquilhagem na cidade de Luanda em Angola. O meu dia consiste em dar aulas profissionais, confirmação de stock para os dois estúdios, gerência administrativa e gerência da nossa agenda de marcações.

OPBVocê dá alguma consultoria de beleza para alguma empresa?

JV: De momento não, mas já fiz consultoria de maquilhagem para uma empresa televisiva.

OPBPara você qual é a melhor definição de um cosmético dentro da realidade de uma beleza natural?

JV: Os cosméticos no meu ver, principalmente dentro de uma realidade natural, é apenas de realçar. Trazer para frente a nossa beleza natural.

OPBO que você faz para se manter atualizada na profissão?

JV: Estou muito ligada às redes sociais, sempre tive. É o que me motivou a começar e é muita das vezes o que me motiva a continuar. Todos os dias o instagram e hoje o tik tok ajuda-nos a estarmos atualizados com novas tendências.

OPBVocê tem seu próprio negócio, nos fale mais dele e como é ser empreendedora?

JV: Tenho sim, a empresa Juvenália Beauty que presta serviços de maquilhagem para eventos, televisão, sessões fotográficas e mais. Temos também formações de auto maquilhagem e maquilhagem profissional. Ser empreendedor é um desafio enorme! Mas um que vale a pena. Todos os dias aprendo coisas novas sobre como melhorar a minha empresa. É sem dúvida uma função muito dinâmica.

OPBVocê concorda com este termo “Maquiagem é uma terapia”? Porque?


JV: Concordo, acho que terapia é apenas uma das várias coisas que a maquiagem consegue ser. Ajuda-nos muitas das vezes com a nossa autoestima nos dias mais baixos que todos temos.

OPBQuais dicas você daria para outros profissionais que queiram ter seu próprio negócio?

JV: Não desista nunca! Se cair, se algum passo não der certo, volte para trás e tente novamente já com a experiência que ganhou com o erro. Eventualmente terá tanta experiência que o caminho será apenas em direção ao sucesso.

OPBExiste algum segredo de sucesso para um profissional que trabalha com beleza? Você pode nos dizer, o seu segredo?


JV: O meu segredo é integridade acima de tudo. Sempre fui muito transparente e me esforcei bastante para valorizar o tempo e dinheiro de cada um dos meus colaboradores e clientes. Sozinhos não crescemos, apenas com o apoio dos outros e não podemos nos esquecer disso.

OPB Quais dicas você daria para uma pessoa que queira se tornar maquiadora profissional?

JV: Hoje eu recomendo que comecem por ganhar experiência com algum maquilhador já presente e estabelecido no mercado. Manter uma presença firme nas redes sociais que hoje são o nosso cartão de visita e não desistir.

OPBNos diga uma tendência de make para 2021?

JV: O delineador gráfico está super em alta este ano, sendo ele preto ou colorido.

OPBVocê consegue ver semelhanças nas mulheres afrodescendentes brasileiras com as angolanas? Quais?

JV: Em termos de beleza, especificamente a maquilhagem acho que temos muitas semelhanças. Muitas das tendências em Angola vêm dos maquilhadores Brasileiros, são fontes muito grandes de inspiração para nós principalmente em técnicas de olho na maquilhagem.

OPBEm relação à beleza da mulher brasileira, quem você gostaria de fazer uma make aqui no Brasil? Porque?

JV: Sonho muito em maquilhar a Taís Araújo! Seria uma honra enorme.

OPB Existe diferença na tendência de make em Angola com a do Brasil? Você poderia citar uma?

JV: Diferença vejo mais na forma que é feita a pele na maquilhagem. Vejo o uso de brilho e iluminação no Brasil muito mais que aqui em Angola.

OPBQuais dicas de beleza você daria para as mulheres afrodescendentes daqui do Brasil?

JV: Hoje estou pouco ligada a dicas específicas em termos de maquilhagem. Acho que deve todo mundo fazer o que quiser já que a maquilhagem é uma arte e cada um se expressa de forma diferente. A minha dica fica mais nos cuidados da pele. Ter muita atenção na exposição ao sol, usar protetor, beber bastante água e não dormir com a maquilhagem!

OPBEste tutorial de Make 2021 com a Top Model Internacional Sharam Diniz é muito especial para você? Porque?

JV: A Sharam é a minha primeira “musa”. Ela ajudou a lançar a minha carreira em 2015 e sou muito grata até hoje. Nunca vai deixar de ser especial fazer parte de um projeto com ela.

OPBDeixe um recado para os profissionais da Coluna Carreira Beauty.

JV: Muita força pra vocês, obrigada pela oportunidade e parabéns por essa iniciativa!

OPBDeixe seus contatos profissionais, inclua as redes sociais.
JV: Instagram: juvenalia & juvenaliabeauty
Facebook: Juvenalia Beauty
Whatsapp: +244 926 460 404
Email: juvenalia.beauty@gmail.com