Em DestaqueFlash

Angola cresce no ranking de “melhor internet em África”

Angola creseu no ranking de melhor internet, estando agora a ocupar 22ª posição, melhorando assim 26 pçosições em dois anos, segundo informou nesta Sexta-feira, 19, a operadora Unitel.


Recentemente, a OCDE e a União Africana publicaram um relatório sobre o desenvolvimento da dinâmica do desenvolvimento de Africa, com data de 2021. O relatório traçou como objectivo que o preço de um pacote de 1GB de 30 dias de Internet se mantivesse abaixo de 5% da renda mensal de um habitante médio nos 51 países monitorizados. Não obstante Angola ter apresentado uma posição bastante desfavorável, considerando o preço de um pacote de dados de 1GB, é importante realçar que o relatório de 2021 reporta a informação de 2018 fornecido pela RIA (Research ICT Africa) *. Por isso, ao observarmos a actual posição do preço do mesmo 1GB no portal da RIA actualizada a Junho de 2020 podemos constatar que Angola melhorou 26 posições, passando do ranking #49 para #22. Entretanto, a RIA informou oficialmente à UNITEL que Angola ainda melhorou mais 5 posições no ranking e irá aparecer em breve na posição #18 assim que o 3º trimestre de 2020 fique disponível no portal.

A operadora angolana comunicou também que, existem facotres que obrigaram a redução do preço de 1GB por 30 dias, salientando que a depreciação da moeda esteve na base:

“De salientar que existiram dois factores que reduziram o preço por 1GB de 30 dias, a depreciação da moeda local ao mesmo tempo que o preço em moeda local desceu devido a baixas de preços. Posto tudo isto em contexto, e usando a monitorização da RIA o GB caiu de USD 17.39 para USD 2.97 no final de Junho de 2020, o que significa uma descida de 82% muito superior à depreciação isolada da moeda nacional” lê-se na nota.