FlashInternacional

Internet deixa de funcionar em milhares de dispositivos a partir de 30 de Setembro em todo mundo

Coincidindo no dia 30 de setembro, quinta-feira, milhões de dispositivos não terão mais conexão com a Internet em todo o mundo. O curioso fenômeno ocorre porque nessa data irá expirar um certificado de autenticação necessário para validar a conexão de um dispositivo com o servidor base. Portanto, os dispositivos que não podem atualizar este driver não terão mais a Internet.

Este é um problema de segurança e o usuário deve realizar uma validação caso não queira ficar em terra de ninguém em pleno ciberespaço. Alguns dos dispositivos afetados são os seguintes:

Apple: computadores com macOS 10.12.0 e anterior e iPhones ou iPads com iOS 9 e anterior. Android 2.3.6 Gingerbread e anterior. Windows XP Service Pack 2 e anteriores. PlayStation 3 (PS3) com versão de firmware 5.00 e anteriores.

A solução é atualizar os drivers do dispositivo. Os mais modernos não terão nenhum problema já que as empresas lançam atualizações constantes. Mas as empresas consideram seus produtos mais antigos obsoletos e não realizam manutenção de software, portanto, atualizar o certificado raiz será difícil ou impossível. Estima-se que 30% dos celulares Android podem estar fora de serviço.

Os produtos fabricados a partir de 2017 não serão afetados, pois a maioria deles possui o ISGR Root X1, cujo prazo de validade é junho de 2035.