Em DestaqueFlashLifestyleO Primeiro Brasil

Pedro Bial entrevista o guitarrista americano Pat Metheny

Pedro Bial entrevista o guitarrista americano Pat Metheny

O músico americano Pat Metheny, referência do jazz contemporâneo, é o convidado que abre a semana de entrevistas do ‘Conversa com Bial’. Nesta terça-feira, dia 06, o guitarrista fala sobre o lançamento e proposta do seu novo álbum ‘Road to the Sun’, a sua visão sobre a música, além da sua natureza artística e a forte ligação com a cultura brasileira. “A relação do que vocês chamam de MPB e o jazz, esse nível de actividade harmónica, é uma linguagem partilhada. Para mim isso foi imediatamente atraente”.

“É um disco único para mim porque, apesar de ter escrito muitas músicas para muitos músicos óptimos, o objectivo era quase sempre improvisar”, conta o convidado sobre o seu mais recente trabalho. Ele explica: “Em muitos aspectos, eu comecei a escrever música porque queria ser um tipo de improvisador, o que não era possível no blues, no standard ou numa música do Jobim. Eu queria ter acesso a um mundo específico. Descobri que, se eu escrevesse e desse para um pianista, ele conseguiria tocar e assim eu podia improvisar”.

Durante o programa, o convidado vai a fundo nas suas lembranças do Brasil e comenta sobre as amizades construídas no país. O músico é surpreendido com recados gravados de grandes artistas nacionais, como Toninho Horta, Ivan Lins e Milton Nascimento, de quem o entrevistado conta ser muito fã: “Milton é um dos meus maiores heróis”, revela. Na atracção, Pat Metheny fala ainda sobre a actriz e ex namorada Sônia Braga: “Ela é um dos melhores seres humanos que existem”.

Já nesta quarta-feira, dia 07, o ‘Conversa com Bial’ recebe a escritora e roteirista Flávia Lins e Silva, criadora da série D.PA – Detetives do Prédio Azul para o canal Gloob, que conta sobre o seu trabalho com crianças e actuais projectos, além da rotina da mãe e a vida em Portugal, país onde mora.

Com direcção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, depois das 23 horas, no Globo HD, posição 10 da ZAP. Pode ainda aceder aos conteúdos Globo em Angola através do Globo ON, posição 72 da mesma plataforma.

Foto Divulgação Globo