Espaço Novelas GloboLifestyleO Primeiro Brasil

Novela “O CLONE” de volta à Angola

“Insch’Allah!”, “Né brinquedo não!” e “Cada mergulho é um flash!”. A partir do dia 11de Outubro, estes e muitos outros bordões estarão de volta na Globo HD, posição 10 da ZAP, em “Vale a pena ver de Novo”.

Prestes a completar 20 anos da sua primeira exibição, ‘O Clone’ trouxe ao grande público, em 2001, assuntos pouco explorados na teledramaturgia brasileira naquela época, como a clonagem humana que partiu da curiosidade da autora Glória Perez, pelo caso da ovelha Dolly – e a cultura árabe, retratada através dos costumes das famílias que moravam em Marrocos. O islamismo, o papel masculino e feminino na sociedade, a dança, a língua, a culinária e as cerimónias marroquinas são pano de fundo para uma grande história de amor. A novela também conta com muitos momentos de humor, debates sobre dependência química, amores proibidos, inseminação artificial, fé, ciência e religião e personagens emblemáticos.

Neste trabalho, à actriz Giovanna Antonelli interpretou Jade, a sua primeira protagonista em novelas. A personagem gerou interesse e aproximou o povo brasileiro da cultura muçulmana ao lado de outros que ficaram marcados, como Nazira (Eliane Giardini), Zoraide (Jandira Martini), Khadija (Carla Diaz), Tio Ali (Stênio Garcia), Said (Dalton Vigh), Tio Abdul (Sebastião Vasconcellos), Mohamed (Antonio Calloni),Latiffa (Letícia Sabatella), Ranya (Nívea Stelmann), Mustafá (Perry Salles) e Zein (Luciano Szafir). Giovanna Antonelli também sobressaiu com a sua caracterização, maquilhagem e acessórios de inspiração árabe.

Os bordões são outro capítulo da obra. Dona Jura (Solange Couto) com seu “Né brinquedo não!”, Odete (Mara Manzan) com “Cada mergulho é um flash!” e Ligeirinho (Eri Johnson) com “Bom te ver!”, assim como as expressões “Maktub”, “mulher espectaculosa”, “arder no mármore do inferno”, “fazer a exposição da figura” e “jogar ao vento”, que entraram no quotidiano dos brasileiros e angolanos.

Sobre o enredo…
A história acompanha a trajectória de vida da Jade (Giovanna Antonelli) e o Lucas (Murilo Benício). Em 1980, ela, brasileira filha de muçulmanos, é obrigada a mudar-se para Marrocos após a morte da sua mãe, Sálua (Walderez de Barros). Jade sente-se uma estrangeira no Brasil e também em Marrocos, com dificuldades em adaptar-se à cultura local. Lá, ela apaixona-se pelo brasileiro Lucas, que está a viajar com o seu irmão gémeo, Diogo, do Pai Leônidas (Reginaldo Faria) e a sua namorada, Yvete (Vera Fisher) e do cientista Albieri (Juca de Oliveira), que já trabalha com clonagem de gado.

Por questões religiosas, Jade não pode namorar, muito menos com um ocidental. Mesmo assim, ela e o Lucas encontram-se às escondidas e fazem juras de amor eterno. Mas o seu tio Ali (Stênio Garcia) tem planos de ver-lhe casada com Said (Dalton Vigh), um promissor comerciante marroquino.

Yvete chega a Marrocos um dia antes do noivo envolve-se com o Diogo (Murilo Benício) que, sem saber, é filho do Leônidas. A traição resultará na discução entre pai e filho, que culminará no acidente aéreo que matará Diogo. Inconformado com a morte do afilhado favorito, Albieri toma coragem para fazer uma experiência de clonagem humana. A partir de células do Lucas, o cientista de genética faz o primeiro clone humano, cujo embrião é implantado acidentalmente na barriga da Deusa (Adriana Lessa), que sonha em ser mãe.
Os segredos do amor da Jade e Lucas e da clonagem do Albieri guiarão toda a novela. No futuro, 20 anos depois, Jade conhecerá Léo (Murilo Benício) e reviverá a paixão por Lucas através do clone.

De volta a partir do dia 11 de Outubro, ‘O Clone’ é escrita por Gloria Perez, com direcção do núcleo e geral do Jayme Monjardim, direcção geral de Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtmann, e direcção da Teresa Lampreia e o Marcelo Travesso. A novela também traz no elenco nomes como Juca de Oliveira, Eliane Giardini, Adriana Lessa, Reginaldo Faria, Vera Fischer, Antonio Calloni, Letícia Sabatella, Marcello Novaes, Neuza Borges, Nívea Maria, Stênio Garcia, Jandira Martini, Dalton Vigh, Carla Diaz, Juliana Paes, Daniela Escobar, Cristiana Oliveira, Cissa Guimarães, Marcos Frota, Thais Fersoza, Victor Fasano, Beth Goulart, Luciano Szafir, Nívea Stelmann, Raul Gazola, Myriam Rios, Roberto Bonfim e Elizângela, entre outros.

A novela “O Clone” será emitida em vale a pena ver de novo, de segunda a sábado, no Globo HD, posição 10 da ZAP. Pode ainda aceder aos conteúdos Globo em Angola através do Globo HD e Globo On, posições 10 e 72 da ZAP.