Em DestaquePolítica

Angola tem desafios ligados a realização das Eleições Autárquicas para o desenvolvimento da Democracia

O Presidente da república disse no seu discurso proferido nesta manhã em Espanha, que em quatro anos do seu mandato conseguiu implementar uma nova gestão e transparente e pintar um quadro mais amigo do investidor.

No seu discurso João Lourenço, informou que o seu governo tem trabalhado na aproximação de medidas que visam na diversificação da economia, dos mais variados sectores do aparelho do estado. O Presidente disse também que Angola está aberta ao investimento Espanhol, na qual João Lourenço deixou uma palavra de encorajamento aos empresários daquele país.

“Nestes quatro anos do meu primeiro mandato, temos dado passos importantes para construção de uma nova Angola, um país mais transparente, de concorrência aliar nos negócios, com ambiente de negócios cada vez mais amigo do investidor.”

“Este novo quadro vem se consolidando com a tomada de medidas das quais pretendemos repor autoridade das instituições do estado, tornando Angola num país mais atractivo como destino turístico e mais seguro para o investimento privado. Temos igualmente trabalhado e aprovado medidas no sentido da diversificação da economia especificamente com o Desenvolvimento de outros sectores além do petrolífero para redução de importação de bens essenciais, do aumento de produção nacional, bem como da criação do emprego.

Com isso angola tem redobrado esforços no sentido da criação de mecanismo e incentivos que encoraja empresários estrangeiros a investirem em diversos sectores da nossa economia pelo que gostaria de transmitir a vossa majestade que o mercado angolano está aberto a uma maior presença de empresários e Homens de negócios Espanhóis para que possamos edificar na prática uma base de cooperação mutuamente vantagiosa para os nossos povos e países.”

Por outro lado o chefe de estado angolano disse na ocasião que apesar dos quase 20 anos de paz efectiva, Angola, tem outros desafios ligados a realização das Eleições Autárquicas, visando o aprofundamento da democracia e a aceleração do desenvolvimento económico e social.

De lembrar ainda que Presidente da república João Lourenço no reino de Espanha, assinou nesta terça-feira, assinaram alguns acordos de memorando com destaque para o acordo de promoção e protecção recíproca de investimento.