Em DestaqueInternacionalPolítica

Filho de Moamar Kadhafi é candidato à presidência da Líbia

Saif al-Islam, filho de ex-líder da Líbia Muammar Kadhafi, apresentou a candidatura oficial às eleições presidenciais neste Domingo, marcadas para o próximo mês.

Citou palavras que fazem parte de um versículo do Alcorão e logo a seguir disse que:”Alá prevalece nos Seus assuntos mesmo que os Incrédulos possam detestar (esse facto)”.
Espera-se que as eleições virem a página de décadas de caos e acabem com os combates que abalaram o país desde a queda do regime de ex-ditadorm, Kadhafi, em 2011.

Na última sexta-feira, a comunidade internacional reunida em Paris, discutiu a crise na Líbia no Fórum pela Paz e tenta garantir a segurança e uma transição pacífica até à data das eleições, marcadas para 24 de dezembro.
A retirada de militares estrangeiros e mercenários é um dos pontos centrais do processo de estabilização do país. O presidente de França, Emmanuel Macron, exigiu também a retirada das “forças militares estrangeiras” da Rússia e da Turquia – destacadas na Líbia – que apoiaram a batalha de Tripoli entre abril de 2019 e junho de 2020.