Em DestaquePolítica

Governo lança Projecto SMS Jovem

O Ministério da Juventude e Desporto lançou neste sábado (05 de Dezembro), na Casa de Juventude de Viana, a plataforma SMS Jovem. Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População e Fundo das Nações Unidas para a Infância, esta iniciativa visa colocar a disposição dos jovens um serviço para obterem informações fiáveis sobre temas do seu interesse como a saúde sexual reprodutiva, VIH e SIDA, Violência baseada no Género, COVID-19 entre outros. A cerimónia contará com a presença da Sua Excelência Dra. Ana Paula Sacramento Neto, Ministra da Juventude e Desportos.

O governo angolano, através do Ministério da Juventude e Deportos, disponibiliza a partir de hoje o projecto SMS Jovem. A iniciativa quer pôr os jovens angolanos a participar na vida pública do país, através de um sistema que para além de dar informações fiáveis aos jovens, recolhe as suas opiniões sobre temas como educação, água, saneamento e higiene, desemprego juvenil, HIV/SIDA e surtos epidémicos.

O projecto SMS Jovem baseia-se na plataforma U-Report, projecto do Fundo das Nações Unidas Para a Infância que existe desde 2007. Na prática, os jovens inscritos enviarão, por mensagem de telemóvel, perguntas/dúvidas para o número gratuito 140 e receberão respostas fiáveis sobre as suas dúvidas e/ou questões. Também a plataforma permite receber por mensagem de telemóvel inquéritos ou perguntas directas sobre os temas que mais os afectam directamente. A compilação das respostas permitirá ao governo e a organizações da sociedade civil conhecer as opiniões e preocupações da juventude angolana, importantes para definir políticas para esta franja da sociedade.

A Ministra Ana Paula do Sacramento Neto destacou na sua intervenção que “ o lançamento do SMS Jovem não é uma acção isolada, porquanto constitui uma iniciativa integrada que engaja a participação de diversas instituições do Executivo, entre as quais, os departamentos ministeriais das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Saúde, da Educação da Acção Social, e da Família e Promoção da Mulher”.

A implementação deste projecto vai abrir um canal de diálogo entre os jovens e o governo angolano, criando também espaços de participação pública. O objectivo é empoderar a juventude angolana e inclui-la na tomada de decisões e na arquitectura de políticas públicas que lhes concernem. Através de SMS Jovem, os participantes podem também consultar informação sobre temas sensíveis, como saúde reprodutiva ou violência familiar.

Para participar na plataforma SMS Jovem, os inscritos não precisam ter dados de internet ou telemóvel tipo smartphone, já que o meio de comunicação serão mensagens de telemóvel, gratuitas. Esta característica aumentará o raio de acção desta ferramenta, sobretudo nas áreas mais isoladas do país. Para inscrever, o adolescente ou jovem deverá enviar a palavra JUNTAR para o número gratuito 140 e seguir as instruções.

Criada em 2007, a plataforma U-Report está activa em 68 países e tem mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo. Em África, está presente no Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, na Nigéria e em Moçambique.