Em DestaqueInternacionalPolítica

Namíbia pede que sejam reabertas as fronteiras angolanas com urgência

A NAMÍBIA pediu a Angola que considerasse a reabertura das suas fronteiras para permitir a livre circulação de mercadorias e pessoas. O director executivo da Defesa e Assuntos dos Veteranos, Wilhelmine Shivute, fez este apelo durante a abertura da 21ª sessão da Comissão Mista Namíbia / Angola para a Defesa e Segurança.

Angola é o único país da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral que ainda não reabriu as suas fronteiras terrestres. Isso, disse Shivute, está dificultando e afetando os meios de subsistência e o comércio transfronteiriço entre os dois países.

“O fechamento contínuo de nossas fronteiras levou a um aumento nas atividades comerciais ilegais em pontos de fronteira não vigiados.

Da mesma forma, tem afetado a educação dos alunos angolanos que se deslocam diariamente para frequentar a escola na Namíbia ”, disse ela.

Shivute disse que o encerramento das fronteiras também restringiu o acesso aos cuidados médicos aos residentes angolanos com doenças crónicas e aos que procuram cuidados médicos especializados na Namíbia.

Shivute também pediu às agências de aplicação da lei entre os dois países que continuem a compartilhar informações e coordenar seus esforços para prevenir e combater o crime ao longo de suas fronteiras.